You are here
Home > Blog >

Atividades com a Letra J

Ser capaz de fazer tarefas, como as atividades com a letra J, é uma habilidade vital para a vida, então faça com que os estágios do aprendizado do alfabeto sejam os mais divertidos possíveis. Vejas as atividades logo abaixo.

As crianças aprendem e se desenvolvem melhor usando todo o seu corpo, todos os seus sentidos e seus ambientes naturais.

Atividades com a Letra J para Educação Infantil

Você verá que a maioria dos pré-escolares começa a reconhecer letras quando têm cerca de 2 a 3 anos de idade, e são capazes de identificar um grande número de letras entre 4 e 5 anos de idade.

Famílias e cuidadores desempenham um papel essencial no ensino da alfabetização na primeira infância. Ao ensinar ao seus alunos uma nova letra do alfabeto, como a letra J, certifique-se de que eles possam:

  1. Ouvir a letra: ajude-o a ouvir o som que ela faz. Use palavras que comecem com a mesma letra J e veja quantas palavras eles podem pensar que começam com a letra. Leia em voz alta com seu pré-escolar todos os dias e coloque ênfase nas palavras que começam com a letra ou que têm a letra nelas. Brinque de espiar os olhos usando o som da letra. Ouça música e ajude seu pré-escolar a reconhecer as palavras nas canções que começam com a letra.
  2. Ver a letra: Ajude seu pré-escolar a perceber a carta no mundo ao seu redor. Mostre ao seu pré-escolar exemplos da carta em nomes de amigos e familiares, livros, nomes de lojas, nomes de produtos, letreiros, revistas e livros de receitas. Faça letras em seus pratos usando alimentos ou lanches como tiras de cenoura, bolachas, tiras de queijo, espaguete, etc. Use cortadores de biscoitos e corte a carta a partir de pedaços de pão. Crie a carta em areia, luva caseira ou tinta caseira para que eles possam ver.
  3. Pergunte aos seus alunos com que palavras específicas da letra começam, usando palavras que começam todas com a mesma letra até que uma variedade de letras tenha sido aprendida.
  4. Crie oportunidades para o seu pré-escolar rastrear a carta usando os dedos das mãos e dos pés. Permita uma variedade de experiências táteis, utilizando diferentes meios de recursos.
  5. Escreva a letra: Incentive seu pré-escolar a escrever a carta usando os dedos das mãos ou dos pés com todo tipo de tintas caseiras, areia, baba, água e ar. Peça que escreva a carta usando um lápis de cera, pincel, pluma, fósforo ou fone de ouvido.
  6. Leia uma variedade de livros com seus alunos e juntos você poderá identificar a nova letra aprendida, assim como o som que ela faz.

Mostre-o uma variedade de palavras de que comecem com a letra J ou que tenham a letra nelas e leiam as palavras juntas.

Leia Mais: Atividades com a Letra I

Identifique a letra em nomes de amigos e familiares, nomes de lojas, nomes de produtos, letreiros, revistas e livros de receitas e depois ajude o seu pré-escolar a ler as palavras.

Deixe uma resposta

Top