You are here
Home >

Confira algumas atividades com vogais logo abaixo!

Quer atividades de alguma letra específica? Clique abaixo no botão correspondente a vogal desejada!

Para um, os sons de vogal não são “sentidos” tanto na boca como a maioria dos sons consonantais, tornando mais difícil para as crianças ouvi-los. Isto é evidente nas grafias inventadas pelas crianças, tais como VN para van. Sons de vogal também podem ser soletrados de várias maneiras diferentes, tornando a leitura e a ortografia complicada (mesmo para alguns adultos).

Atividades com Vogais para Imprimir

atividades-com-vogais

Assim como há sinais de prontidão de leitura, também há sinais de que uma criança está pronta para estar em contato com atividades com vogais. As crianças normalmente estão prontas para começar a ouvir sons de vogais depois de conseguirem ouvir sons de início e fim em palavras de forma consistente.

Leia Mais:

Minha maneira favorita de descobrir o que as crianças ouvem nas palavras é observá-las de perto e soletrar {ou escrever mal} palavras simples. Eles vão começar a tentar incluir a vogal em palavras.

O desenvolvimento da alfabetização é uma parte vital do desenvolvimento geral do seu filho. É a base para se sair bem na escola, socializar com os outros, desenvolver a independência, gerir o dinheiro e trabalhar.

Mas antes que o seu filho aprenda a ler e escrever, ele precisa desenvolver os blocos de construção para a alfabetização – a capacidade de falar, ouvir, entender, assistir e desenhar.

E à medida que o seu filho cresce, ele também precisa de aprender sobre a ligação entre as letras de uma página e os sons falados. Para que isso aconteça, ela precisa de muita experiência com isso:

  • Imagens e objetos – como você pode usar as palavras para falar sobre eles.
  • Letras e palavras – suas formas, sons e nomes
  • Sons – como as palavras podem rimar, começar e terminar com as mesmas letras, ser quebradas em partes como sílabas, ser formadas pela mistura de sons diferentes e assim por diante.

Você pode ajudar com todas essas áreas do desenvolvimento inicial da alfabetização de seu filho:

  • Comunicando com o seu filho…
  • Leitura conjunta
  • Brincadeiras com rimas e outros sons com o seu filho.

E a grande notícia é que você pode fazer isso de maneiras que são divertidas para ambos.

Top