You are here
Home > Blog >

Atividades de Coordenação Motora



Confira um conjunto de atividades de coordenação motora acima.São criativas, abertas, apropriadas e variadas, com ideias para praticar as capacidades motoras através da arte, jogos sensoriais e simples jogos manipulativos, e são tantas as que se podem escolher!

Atividades de Coordenação Motora para Educação Infantil

Uma das formas mais importantes de podermos ajudar os nossos filhos enquanto brincamos com eles em casa ou numa sala de aula é através da criação de atividades simples que ajudem a desenvolver as capacidades motoras.

Leia Mais: Atividades de Alfabetização

As crianças pequenas precisam de ser capazes de segurar e usar tesouras e lápis de forma apropriada antes de os utilizarem em contexto de sala de aula. Não podemos esperar que sejam capazes de escrever se ainda não tiverem desenvolvido a força necessária nas mãos e nos dedos.

O que é Coordenação Motora Fina?

atividades-de-coordenação-motora-fina-1

Utilizamos as capacidades motoras finas para fazer pequenos movimentos. Estes movimentos são tão naturais para a maioria das pessoas que normalmente não pensamos neles.

As capacidades motoras finas são, no entanto, complexas. Envolvem o esforço coordenado do cérebro e dos músculos, e são construídas sobre as capacidades motoras brutas que nos permitem fazer movimentos maiores.

Exemplos:

  • segurar um lápis
  • manobrar um lápis ou tesoura
  • empurrar os blocos de Lego
  • uso da massinha de modelar
  • vestir-se com cintos ou botões
  • uso de talheres ao comer
  • uso do mouse de computador

Atividades para Desenvolver Coordenação Motora Fina

Agora que tem alguns materiais para agarrar e ter em mãos para trabalhar a motricidade fina, coloque-os em uso com algumas das atividades que os promovem!

Estas atividades podem ser feitas com uma grande variedade de materiais, por isso não se limite apenas ao que está acima. Em vez disso, use as nossas sugestões como inspiração!

Massinha de Modelar

Brincar de massinha é fantástico para construir os músculos dos dedos! Amassar, empurrar e enrolar a massa realmente ajuda!

Adesivos

Os adesivos são incríveis! Faça seu filho tentar tirar os adesivos da folha do adesivo! Se for complicado, você pode remover a parte não adesiva da folha e ainda é uma incrível atividade motora fina. E depois colocar o adesivo em um papel também leva o controle manual.

Elásticos

elásticos para coordenação motora fina

As Bandas de Borracha também funcionam com a força dos dedos, mas da forma oposta à da maioria dos materiais. Estes são uma adição fantástica a qualquer atividade motora fina!

O que é Coordenação Motora Grossa

Habilidades motoras (físicas) brutas são aquelas que requerem movimento de todo o corpo e que envolvem os grandes músculos (núcleo estabilizador) do corpo para realizar funções diárias, como ficar em pé e andar, correr e saltar, e sentar-se de pé à mesa.

coordenação motora grossa

Elas também incluem habilidades de coordenação olho-mão, como habilidade com a bola (arremessar, pegar, chutar), assim como andar de bicicleta ou scooter e nadar.

Atividades para Desenvolver Coordenação Motora Grossa

As habilidades motoras brutas também têm influência em outras funções do cotidiano. Por exemplo:

  • a habilidade da criança de manter uma postura adequada na mesa (suporte da parte superior do corpo) afetará sua capacidade de participar das habilidades motoras finas (por exemplo, escrever, desenhar e cortar)
  • sentar-se de pé para assistir às aulas, o que então impacta no seu aprendizado acadêmico.

As habilidades motoras brutas impactam na sua resistência para lidar com um dia inteiro de aula (sentado de pé em uma mesa, movendo-se entre as salas de aula, carregando sua bolsa escolar pesada).

Elas também impactam na sua capacidade de navegar pelo seu ambiente (por exemplo, andar por itens da sala de aula como uma escrivaninha, subir um morro inclinado ou subir e descer uma escada rolante).

atividades de coordenação motora grossa

Sem uma motricidade bruta justa, uma criança terá dificuldades com muitas tarefas diárias, como comer, arrumar os brinquedos e entrar e sair do banheiro ou do penico.

Entretanto, tenha em mente que antes de realmente se concentrar nas habilidades motoras finas, as crianças precisam se mover e usar suas habilidades motoras brutas primeiro para construir seus músculos grandes que, por sua vez, ajudarão a suportar os pequenos músculos usados em atividades motoras finas!

4 thoughts on “Atividades com Consoantes

Deixe uma resposta

Top