You are here
Home >

As atividades para educação infantil ajudam os pais a passar tempo de qualidade com os seus filhos, sem a pressão de gastar dinheiro. Enquanto planeja incorporar essas atividades infantis gratuitas ao seu tempo juntos, lembre-se que o mais importante no tempo de qualidade é o que vem depois.

Algumas das atividades requerem materiais como comida ou artigos de artesanato, mas cada atividade é concebida para ser feita usando o que quer que tenha à mão.

Atividades para Educação Infantil

atividades-de-educação-infantil

O direito de brincar é considerado tão fundamental para o bem-estar das crianças, que é consagrado pela ONU como um direito universal da criança. A brincadeira é uma das formas mais importantes de aprendizagem das crianças.

Leia Mais:

Ela sustenta a aprendizagem formal mais tarde na infância, mas também permite que a criança individual desenvolva a sua autoestima.

Fortalece os poderes de concentração, essenciais para um futuro de sucesso na sala de aula, e sustenta tudo, desde a aprendizagem de interações e normas sociais, até ao início do pensamento científico.

Antes de considerarmos quais as atividades que são melhores para ajudar as crianças a aprender através da brincadeira, vamos abordar: brincar deve:

  • Ser divertido e agradável
  • Não ter objetivos definidos
  • Seja espontâneo e voluntário
  • Envolver o engajamento ativo

No entanto, algumas atividades têm mais potencial lúdico do que outras, e vale a pena estabelecer por direito próprio. O adulto fornece o espaço, os recursos e o tempo.

1) Atividades na Areia

atividades para educação infantil areia

O jogo da areia é uma oportunidade fantástica para as bases da aprendizagem científica, e para desenvolver a autoconfiança e o desenvolvimento físico.

Esculpir, cavar, despejar e peneirar, ensinar às crianças como as coisas funcionam, ao mesmo tempo em que se constroem os seus músculos e a sua coordenação. Feito ao lado de um amiguinho, e se transforma em trabalho de equipe, compartilhamento e habilidades sociais.

2) Jogo da água

atividades para educação infantil água

Semelhante ao jogo da areia, o jogo da água permite às crianças fazer experiências num ambiente seguro com conceitos básicos como volume.

Além disso, o jogo da água é ótimo para aprender as consequências das ações. Acrescente alguma coordenação e força física, e o jogo aquático é um favorito firme.

3) Brincar com Massinha

atividades para educação infantil massinha

A massinha tem um imenso potencial para aprender. Não só fortalece os dedos na preparação para uma vida inteira de escrita, como também ensina habilidades motoras finas, criatividade e coordenação.

Acrescente algumas contas à massa para um exercício motorizado fino, ou faça com que as crianças joguem contas em comprimentos de espaguete seco segurado na massa, para um valor de brincadeira extra.

4) Vestir-se e Interpretar o Papel

atividades para educação infantil vestimenta

Deixe as crianças soltas com um monte de roupas e adereços para vestir, como kits de brinquedos médicos, e deixe sua imaginação correr solta. Em breve descobrirá o médico, veterinário, enfermeiro, astronauta ou chef.

Vestir-se ajuda as crianças a começar a dar sentido ao mundo dos adultos, papéis e interesses, além de estimular a interação social. Não menos importante, o vestir-se ajuda a reforçar os aspectos do cuidado, que é essencial para a vida escolar primária.

5) Brincadeiras de Bonecas e Personagens

atividades com boneca

E não estamos a falar apenas das raparigas! Fornecer personagens sob a forma de minifiguras e bonecas permite às crianças desenvolverem as suas brincadeiras sociais. Estimula a imaginação e a expressão (e rotulagem) de sentimentos.

6) Desenhar e Colorir

Deixar as crianças correr à solta com tintas e ferramentas de desenho permite-lhes experimentar o seu mundo de uma forma sensorial e desenvolver a autoexpressão, ao mesmo tempo que desenvolve capacidades de pré-escrita. Além disso, é um convite para aprender sobre cores, misturar e arrumar as coisas antigas!

7) Blocos, Recortes e Quebra-Cabeças

atividades com quebra-cabeças

Brincando com blocos, quebra-cabeças e recortes estabelecem as bases do pensamento espacial, raciocínio lógico, ordenação e reconhecimento de várias formas, tamanhos e cores.

8) Música, Dança e Canto

atividades com música

O canto e a música ajudam enormemente a desenvolver a linguagem e formam a base da alfabetização, assim como conceitos matemáticos básicos como a contagem.

Além disso, eles começam a desenvolver o ritmo, ao mesmo tempo que refinam suas habilidades auditivas. A dança ajuda a criança a desenvolver força e coordenação, e flexibilidade.

9) Jogo da Imaginação

atividades com imaginação

Todas as brincadeiras devem ser imaginativas, mas estamos nos referindo ao tipo de brincadeira que vem naturalmente para muitas crianças. Deixe uma criança pequena com nada além de uma seleção aleatória de objetos e logo você os encontrará perdidos em um mundo imaginário.

Dar a uma criança tempo e espaço para brincar de forma imaginativa é essencial. Ela desenvolve a imaginação delas, o que é importante para a alfabetização e o raciocínio intelectual. Além disso, aumenta o seu sentido de si, e a sua autoestima, bem como o sentido do mundo à sua volta, assim como a sua capacidade de lidar com o tédio.

10) Corrida, Salto, Escalada e Balanço

As crianças pequenas têm uma compulsão para se moverem. Permitir que o façam e proporcionar desafios seguros e adequados à idade, permite-lhes aumentar a sua confiança, bem como desenvolver a sua resiliência através da assunção de riscos. Naturalmente, as capacidades motoras brutas também recebem um forte impulso.

11) Brinca com a Natureza

atividades com natureza

A aprendizagem das crianças é alimentada por foguetões quando se leva o espaço para brincar ao ar livre. É por isso que os acampamentos de verão são tão populares e altamente consideradas.

Não só é saudável, mas também ensina o respeito pelo meio ambiente e os primórdios da biologia. Essas atividades para educação infantil ajuda as crianças a tornarem-se mais independentes e inquisitivas.

12) Jogo Sensorial

jogo-sensorial

Em poucas palavras, jogo sensorial é qualquer atividade lúdica que envolva tato, cheiro, paladar, visão e audição. Pode ser fornecido com um prato de geleia, contas de água, gelo, arroz arco-íris ou até mesmo pequenos tubos do mundo.

O jogo sensorial estimula a exploração e os blocos de construção da ciência e da investigação.

13) Jogos de Tabuleiro

atividades-para-educação-infantil-jogos-de-tabuleiro

Há tantos jogos de tabuleiro disponíveis até mesmo para os jogadores mais jovens, e estes devem ser abraçados – não apenas pelo seu fator de diversão, mas pelo seu potencial de aprendizagem.

Para além dos temas dos números, das cores, das formas e da fonética precoce, estes jogos são vitais para ensinar as crianças a fazer e a partilhar.

14) Jogos de Cozinha

atividades-para-educação-infantil-brincar-de-cozinha

Cozinhar, e fingir cozinhar, servir e fazer compras, são ótimos cenários de brincadeira para crianças. Cozinhar em si combina elementos de jogo sensorial, conceitos matemáticos, segurança doméstica, e processos de acompanhamento.

Fingir cozinhar, servir e lojas de brinquedos também ensina ideias matemáticas básicas, bem como interação social, e como ser atencioso com os outros.

15) Caixa de Papelão

atividades para educação infantil caixa de papelão

A humilde caixa de papelão é um dos convites mais incríveis para jogar. Vai ser uma casa, um carro, uma casa para os seus fofinhos?

Dê-lhes restos de tecido, almofadas, lápis e pratos de papel e veja-os explorar o seu mundo, entrar na sua imaginação e começar a pensar como um engenheiro.

Espero que tenha gostado desses exemplos de atividades para educação infantil. Deixe nos comentários alguma atividade que não esteja listada aqui e que você exercita com seus filhos.

Deixe uma resposta

Top