You are here
Home > Blog >

Caligrafia para Imprimir | 50 Imagens Download Grátis

Caligrafia para Imprimir | A caligrafia está morrendo?

O aumento da tecnologia dentro e fora da sala de aula significa que menos crianças estão escrevendo à mão em geral. Mas muitos psicólogos e especialistas em educação argumentam que a caligrafia – tanto na impressão como na cursiva – ainda é uma habilidade altamente valiosa para a alfabetização dos seus filhos pequenos.

Benefícios da Caligrafia para Imprimir

caligrafia-para-imprimir

Apesar de muitas crianças e adultos usarem computadores, tablets e telefones em casa, na escola e no trabalho, a caligrafia ainda é uma habilidade essencial para a vida.

Por exemplo, as crianças que sabem escrever com suavidade e clareza são mais capazes de usar a escrita para registrar seus pensamentos e ideias. Quando a caligrafia é automática, as suas ideias podem fluir. As crianças também precisam de escrever para fazer trabalhos de casa, testes e tarefas.

Também precisamos da habilidade da caligrafia para fazer muitas tarefas mais tarde na vida como escrever cartões de aniversário, preencher formulários e assinar documentos importantes. Deixo abaixo alguns benefícios que seus filhos terão ao desenvolver a caligrafia desde cedo.

1) Preparação para a Alfabetização Precoce

Um estudo de 2012 liderado por um psicólogo da Universidade de Indiana descobriu que crianças de 5 anos de idade estimularam partes chave do seu cérebro necessárias para a leitura quando estavam aprendendo a escrever pela primeira vez.

As crianças receberam uma carta e pediram para reproduzi-la ou traçando-a numa página com um contorno pontilhado, desenhando-a/escrevendo-a em papel em branco, ou digitando-a num computador.

As varreduras do cérebro das crianças mostraram que o ato de desenhar ou escrever em papel em branco ativou partes do cérebro que os adultos usam quando leem e escrevem, enquanto que o traçado ou a digitação das letras mostraram uma estimulação significativamente mais fraca.

2)Aumento da Produtividade e da Criatividade

Outro estudo de estudantes das séries 2-5, conduzido por um psicólogo da Universidade de Washington, descobriu que a impressão, a escrita cursiva e a digitação em um teclado utilizam caminhos diferentes no cérebro. A escrita à mão permite às crianças produzir mais palavras mais rapidamente e expressar mais ideias do que a digitação.

Leia Mais:

Um estudo relacionado mostrou que enquanto trabalhavam em um projeto de escrita, os alunos da quinta série com boa qualidade de caligrafia ativavam mais regiões de seu cérebro (incluindo áreas associadas à cognição, linguagem e memória de trabalho) do que seus colegas com caligrafia pobre (que só ativavam regiões de memória do cérebro).

3) Melhorias nas Dificuldades de Aprendizagem

As pessoas com dificuldades de aprendizagem parecem beneficiar de saber escrever à mão – particularmente em cursivo. Um relatório britânico de 2012 descobriu que ensinar cursivo às crianças pode ajudar no tratamento da dislexia.

Parece ajudar as crianças a aprender o movimento das palavras da esquerda para a direita através da página e a desenvolver capacidades motoras que impedem a inversão ou inversão das letras (como confundir “b” com “d”).

Além disso, o cursivo pode ajudar na velocidade de escrita, na legibilidade e na ortografia correta das palavras (possivelmente porque as letras estão ligadas no papel, e portanto na memória).

4) Melhorias na Aprendizagem Auditiva

Estudos feitos por psicólogos em Princeton e na Universidade da Califórnia, Los Angeles, descobriram que os alunos que tomam notas digitando em um laptop em vez de escreverem à mão não têm o mesmo desempenho em questões de teste.

Os pesquisadores acreditam que os estudantes que tomam notas num laptop tendem a transcrever as aulas literalmente, enquanto os estudantes que escrevem notas à mão processam informações e as reordenam em suas próprias palavras, reforçando a aprendizagem.

5) Caligrafia como Forma Única de Comunicar

Uma nota escrita à mão é mais única, pessoal e atenciosa do que uma mensagem de texto ou um e-mail. Todos sabemos como é especial quando as crianças escrevem à mão cartas para o Pai Natal e cartões para as pessoas queridas, e quando recebemos uma nota de agradecimento escrita à mão no correio.

E não há nada mais original do que a própria assinatura escrita à mão. Será que as gerações futuras poderão realmente chamá-lo de “João da Silva” se não estiver em cursivo ou escrito à mão?

Fonte: https://www.espacoprofessor.com/caderno-de-caligrafia-pontilhada-para-baixar/

4 thoughts on “Atividades com Consoantes

Deixe uma resposta

Top